Introdução

Ruby é uma linguagem interpretada Open source criada pelo cientista da computação japonês Yukihiro Matsumoto . Matz(como é conhecido online) pronunciou em uma entrevista que procurava uma linguagem que fosse mais poderosa que Perl e mais orientada a objetos que Python. E então começou a trabalhar no Ruby em 24 de fevereiro de 1993, usando a linguagem C, a primeira versão Alpha ficou pronta em dezembro de 1994 quando foi lançada ao público . Até 1996, ele trabalhou sozinho, quando começou a se formar uma comunidade ao redor da linguagem. A partir daí, apesar de ainda fazer a maior parte do desenvolvimento sozinho, Matz passou a receber fixes e patches da comunidade. O desenvolvimento do Ruby foi guiado, pelo Príncipio da Menor Surpresa, o que significa que o código escrito em Ruby deve se comportar de maneira a minimizar a surpresa do programador. Com o resultado dessa redução da surpresa, linguagem tornou-se orientada aos humanos, assim o código escrito seja facilmente compreendido, transferindo o trabalho difícil de para os computadores. É uma linguagem dinamicamente tipada, possui varias semelhança com Perl , Python e Smalltalk entre outras.Foi desenvolvido tanto para a programação em grande escala quanto para codificação rápida, tem um suporte a orientação a objetos, seu desenvolvedor apreveitou as melhres ideias das linguagens de sua época.
O Ruby tornou-se rapidamente polular no Japão pais natal de seu criador, o reconhecimento do Ruby fora do território japonês ocorreu após o lançamento do livro Programming Ruby: A Pragmatic Programmer’s guide, idealizado por Dave Thomas e Andy Hunt . À partir desse livro essa linguagem ganhou espaço no meio especializado. Com essa publicação, a linguagem passou a contar com uma boa fonte de iniciaçao e referencia em inglês o que aumentou seus adeptos no Ocidente.
O ruby esta disponível para diversas plataformas, linux, Microsoft, etc. Além de também ser executável em cima da maquina virtual do java(atrevés do Jruby).